sábado, julho 20, 2024
LiteraturaOpiniõesVariedades

Reinventando Denise | Resenha: Autor usa mertiolate e carinho para falar de feridas em amizades

E me adentrei a vida de Denise em Reinventando Denise, livro do Aureliano Medeiros. A forma como ele conduz a trama e nos faz ficar encantado com a amizade dela com Lúcio e Bianca é sensacional.

O livro foi lançado pela Editora Naci e além da história, Aureliano também insere diversas imagens feitas por ele mesmo para ilustrar as passagens do livro.

Reinventando Denise mostra a história desses três amigos que se reencontram em Natal/RN devido a um casamento, e os acontecimentos que desenrolam a partir deste reencontro é sensacional. A condução da perda que esses amigos tiveram, as reconexões, e uma viagem deliciosa pelo litoral do Rio Grande do Norte, só nos faz ficar encantado pela obra.

Denise tem suas questões, larga tudo em Natal e vai tentar a sorte em São Paulo, mas acaba voltando após 5 anos, e busca desesperadamente se reconectar com sua antiga vida, enquanto Bianca e Lúcio lidavam com a ausência da amiga. Eles tiveram suas questões, seus motivos de não a entenderem bem, e tudo é sufocado no livro, não temos respostas rápidas, e sentimos essa falta de um algo no ar.

A construção narrativa, de Aureliano é incrível, as imagens que ilustram as entradas dos capítulos, como se fossem o Instagram de Denise, são incríveis, mas o melhor é o livreto interno de Lúcio.

O que me chama a atenção é a construção da sexualidade dos personagens que é feita com um carinho, tudo é muito bem trabalhado, e ainda vem embalado em uma ótima trilha sonora para buscar mostrar a vida deles, com Marina Lima, Rita Lee, Kid Abelha…

Reinventando Denise consegue nos deixar curioso para a ausência da amiga e tudo o que permeia o seu retorno, durante suas 200 páginas, e sua solução é instigante, mostrando que machucados fecham, mas que devemos cuidar para não deixar cicatrizes muito profundas.

Obs.: Sim, entrego a idade ao falar do mertiolate, afinal venho da época que passar ele nos machucados ardia muito.

Editora Naci anuncia Reinventando Denise, do grafista Aureliano

Reinventando Denise está disponível na Amazon através deste link.