37º Troféu HQMIX homenageia Tiodora, de Marcelo D’Salete
A organização do 37º Troféu HQMIX liberou na última semana a imagem do troféu desta edição. Para 2025 a homenagem ficou para a personagem Tiodora, de Marcelo D’Salete, e seu livro Mukanda Tiodora.
Mukanda Tiodora, foi publicado em 2022, pela Editora Veneta, e conta a história real de Teodora Dias da Cunha, uma mulher negra nascida no Congo e trazida ao Brasil como escravizada no século XIX.
Marcelo foi ganhador do Troféu Eisner Awards (EUA) por sua obra CUMBE, muito premiada no Brasil e publicada na França, Itália, Alemanha, Portugal, EUA, Espanha, Polônia e Turquia.
Já recebeu vários troféus HQMIX por suas obras e por seu reconhecimento internacional.
Tiodora entra para esta lista histórica onde foram homenageados personagens como Rê Bordosa, Mônica, Menino Maluquinho, Piratas do Tietê, Graúna, Amigo da Onça, Níquel Náusea, Pererê, Horácio, Sig, entre outros.
A confecção do troféu, a partir do desenho de D’Salete, foi desenvolvida em 3D pelo artista Bruno Neves Braga, sócio-fundador do Instituto Impressão 3D de Pernambuco.
Grandes Mestres dos Quadrinhos
Dois nomes novamente serão homenageados como os Grandes Mestres dos Quadrinhos, sendo o próprio D’Salete, e também Maurício Pestana.
D’Salate foi indicado ao Troféu HQMIX em 2012 na categoria Edição Especial Nacional por Encruzilhada, e em 2015 nas categorias Desenhista Nacional, Roteirista Nacional e Edição Especial Nacional por Cumbe.
Em 2018 o autor ganhou o troféu na categoria Desenhista Nacional, Roteirista Nacional e Destaque Internacional, e Angola Janga foi premiada na categoria Edição Especial Nacional.
No mesmo ano, Angola Janga ganhou o 60º Prêmio Jabuti na categoria História em Quadrinhos.
A edição norte-americana de Cumbe, traduzida para o inglês como Run for It, venceu o prêmio Eisner de melhor edição americana de material estrangeiro em 2018.
Pestana, nascido em 27 de dezembro de 1973, na cidade de Santo André, São Paulo, é jornalista, publicitário, cartunista, escritor e gestor empresarial.
No ano de 2022 recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela universidade de Vassouras. É referência no país e no exterior no que diz respeito à produção de materiais didáticos nas áreas de diversidade, cidadania e direitos humanos.
Foi secretário de Promoção da Igualdade Racial da Cidade de São Paulo e, atualmente, é presidente do conselho editorial da revista RAÇA Brasil e também comentarista e especialista em Diversidade e inclusão da CNN Brasil.
Sobre o Troféu HQMIX
O Troféu HQMIX foi criado em 1988 pelos cartunistas Jal e Gual, com a finalidade de premiar e divulgar a produção de histórias em quadrinhos, cartuns, charges e as artes gráficas como um todo no Brasil.
Desde o início, o apresentador Serginho Groisman tem sido parceiro e padrinho nesta jornada, assim como o apoio do Sesc São Paulo. A Associação dos Cartunistas do Brasil e o Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil são as duas entidades que organizam o Troféu HQMIX.
Serviço
- O que?
37º Troféu HQMIX - Onde?
Sesc 14 Bis – Teatro Raul Cortez
R. Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista – São Paulo – SP - Quando?
10 de dezembro, às 19h
Fonte: https://blog.hqmix.com.br/noticias/estatueta-hqmix-37/